sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PROCLAMAÇÃO INTEGRAL

“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas,
pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças
e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria;
trouxeram-lhe, então, todos os doentes,
acometidos de várias enfermidades e tormentos:
endemoninhados, lunáticos e paralíticos.
E Ele os curou.”
(Evangelho de Mateus 4:23-24)
  • Jesus exerceu seu ministério na unção do Espírito Santo e com autoridade baseada na coerência da sua pregação e do seu ensino, pois seu ministério sendo integral e integrado aliava proclamação à ação, preocupando-se sempre em ministrar ao espírito (“endemoninhados”), à mente (“lunáticos”) e ao corpo dos homens (“paralíticos”).
  • O Mestre Jesus não despedia a multidão faminta, mas, por duas vezes, vendo sua necessidade, multiplicou o alimento material, os pães e os peixes.
    Jesus amava as crianças e se alegrava na convivência social das pessoas, como nas Bodas, quando transformou a água em vinho.
  • Ele condenava o pecado, amando o pecador, vencia as barreiras dos preconceitos, alimentando-se acercando a mesa com ricos e pobres, convivendo com colaboracionistas e nacionalistas. Procurando recuperar cada homem. Ministrava a adúlteros e a samaritanos, procurando integrar o homem como um todo, independente das circunstâncias em que vive, com suas carências e limitações. Jesus, um homem de seu tempo, que entendia, amava, e cuidava de seu povo.
  • Não foi Jesus o “meigo nazareno” ou o “pálido galileu”, mas um homem másculo, corajoso e destemido, diferente da imagem deturpada de poetas e pintores.
  • Ele foi duro com a elite religiosa e nacionalista dos fariseus. Àqueles legalistas, muito religiosos, julgadores do próximo, Ele os chamou de “hipócritas”, “cegos”, “serpentes”, “raça de víbora”, e o disse em discursos públicos (Mateus 23).
  • É o Jesus que expulsa os cambistas do templo e derruba suas mesas. Não bajulou os políticos, mas foi incisivo com o rei: “Naquela mesma hora alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele porém lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que hoje e amanhã expulso demônios e curo enfermos, e no terceiro dia terminarei” (Marcos 13.31-32).
  • Mais uma vez vemos o Mestre dar solução espiritual (“expulso demônios”), solução material (“curo enfermos”) e solução eterna (“no terceiro dia terminarei” – referindo-se, profeticamente, à conclusão do seu ministério terreno e sua missão principal: morte expiatória seguida de sua ressurreição no terceiro dia).
  • Mesmo no término de seu ministério terreno, quando em Betânia Jesus é ungido por Maria, com um caríssimo bálsamo de nardo puro, prefigurando a unção de seu cadáver a ser embalsamado, Ele demonstra preocupação com as necessidades materiais presentes ao responder ao protesto de Judas: “Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos pobres? ...porque os pobres sempre tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes” (João 12.1-8).
  • Esta expressão de Jesus tem sido muito usada, porém erroneamente, pelos politicamente conservadores e conformados, pois o que o Mestre está citando é a palavra do Antigo Testamento que diz: “Pois nunca deixará de haver pobres na terra: por isso eu te ordeno: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na terra” (Deuteronômio 15.11).
  • Logo, o texto não é uma justificativa de uma ordem social injusta, um fatalismo diante da pobreza, mas uma constatação da existência da pobreza (a partir da realidade do pecado) e uma ordem para a caridade e a solidariedade. Porque os pobres existem é que somos instados a ajudá-los. Porque as necessidades materiais existem é que somos enviados a dar-lhes solução. É mandamento do Senhor, e em que também há promessa: “O que se compadece do pobre empresta a Deus, que retribuirá o seu benefício” (Provérbios 17.19).
  • Sigamos o Exemplo do Mestre!


    Pr. Josué Batista
    prjosuebatista@gmail.com

3 comentários:

  1. .

    Oi Pastor Josué,

    Deus lhe abençoe, pela ousadia de publicar textos criativos com o bom cheiro de Cristo na Rede Mundial de Computadores. Com inspiração, escrevemos textos acima da média, e com oração o Espírito de Deus os leva diante dos olhos de quem precisa. Fico comovido ao ver blogs cristãos como o seu publicando na Internet.

    Mantenha o fogo em temperatura alta! Para a glória de Deus.

    Irmão João Cruzue

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    1. Amado Pr Josué, parabéns pelo blog, e pela ótima postagem - cristocêntrica. É dessas mensagens que precisamos hoje. Que falem de Cristo, da sua pessoa, das suas obras, de sua autoridade, de seu amor, de sua obra no Calvário.

    Deus seja contigo. Sempre!

    abraços, Pr Marcello de Oliveira

    P.s> veja a estréia do meu singelo blog:

    http://davarelohim.blogspot.com/ - com a atenção para o texto: O que está acontecendo com a igreja?

    ResponderExcluir
  3. parabens pela postagem!
    é bom ter blogs bacanas pra indicar pra galera que quer saber mais de Jesus realmente como Ele era é e sempre será!

    Shalommmmm

    ResponderExcluir


Exibir minha página em Uniao de Blogueiros Evangelicos