sexta-feira, 20 de março de 2009

A ÉTICA SOCIAL DE JESUS

  • Grande parte dos ensinamentos éticos de Jesus está contida no chamado Sermão do Monte (Mateus 5, 6 e 7). Ali são enunciadas normas éticas para a vida pessoal, familiar, social, religiosa e econômica.
  • Uma mensagem que inclui a prática da justiça e o dar esmolas. Uma mensagem que manda os discípulos assumirem a vida como sal para a terra, luz para o mundo, e colocando essa luz nos lugares mais altos do mundo.
  • A ética social apregoada pelo Mestre Jesus é uma mensagem para a vida, e não para a morte. Uma mensagem que não é fuga da História, mas vivência na História.
  • É verdade que há uma grande dimensão espiritual no texto, e a promessa de galardão na vida após a morte, nos céus, onde estão os profetas que viveram e foram perseguidos antes de nós.
  • Há uma exaltação e um apoio ao cultivo de virtudes morais e espirituais. Entretanto, o texto não deve ser espiritualizado. Apesar de sua profundidade de riqueza para a alma do homem, Jesus falava a uma multidão que conhecia e tinha necessidades materiais, e ele trazia uma palavra de apoio, uma promessa de solução para essas necessidades materiais.
  • O Sermão do Monte deve ser entendido não só como consolação no céu, mas também no reino de Deus, que é um reino histórico.
  • No milênio, na Nova Jerusalém, todos esses problemas serão solucionados, mas na História se ensaia e se promove essas soluções. A Igreja - e os cristãos – são agentes desse Reino no presente.
  • As carências fundamentais, básicas, são espirituais e de solução espiritual. As carências materiais, porém, também existem, e estão presentes na vida material do homem (de carne e osso) e sua solução é também material, embora espiritualmente motivada e orientada.
  • Quando Jesus fala nos frutos do arrependimento, ensina: “Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo” (Lucas 3.11).
  • O cristão não pode ficar insensível diante do necessitado, mas é seu dever acudí-lo. O Senhore Jesus é quem diz: “Porque tive fome e não me deste de comer; tive sede e não me deste de beber; sendo forasteiro, não me hospedaste; estando nu, não me vestiste; achando-me enfermo e preso, não foste ver-me. Em verdade vos digo que sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixaste de fazer” (Mateus 19.41-46).
  • É importante observar que, no contexto, Jesus está falando de salvação e perdição, e a isto afirma como sinal na vida do salvo dizendo que ao negligenciarmos o pobre, estamos negligenciando a Ele mesmo.
  • Sigamos o Ensino do Mestre!
Pr. Josué Batista

3 comentários:

  1. Prezado pastor

    Acabei de tornar-me seguidor do seu blob. Que o Senhor continue abençoando esse importante veículo de propagação do Evangelho.

    Abraços

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    Obs.: sugiro excluir esse comentário logos após a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e seu ministério
    O Senhor seja contigo meu irmão e amigo
    Pr Elder
    http://eldersacalcunha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

    ResponderExcluir


Exibir minha página em Uniao de Blogueiros Evangelicos